Cronologia

1928

* 17 de Abril: Nasce em Phú Cam, nas proximidades de Huê, Vietnam. Filho de Thaddeus Nguyên Van Am e de Elizabeth Ngo Dinh ti Hiep. É o segundo de nove filhos: 4 rapazes e 5 raparigas.

* 19 de Abril: É baptizado na paróquia de Phú Cam pelo Padre Stoeffer (em vietnamita,
Co The), um missionário francês.

1935

* 8 de Dezembro: Recebe a Primeira Comunhão.

1937

* 21 de Dezembro: Recebe o sacramento do Crisma pelas mãos do Mons. Lemasle, na catedral de Phú Cam.

1941

* Agosto de 1941: Entra para o Seminário Menor de An Ninh de Huê aos 13 anos de idade.

1942-47

1942

*    Faz a sua primeira peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de La Vang.

1947

* Agosto: Entra para o Seminario Maior Phú Xuân de Huê com a idade de 19 anos.

*   No mesmo ano contrai malária.

1952-53

* 12 de Junho de 1952: É ordenado diácono.

* 11 de Junho de 1953: É ordenado sacerdote pelo Bispo Jean-Baptiste Urrutia, da  Sociedade para as Missões Estrangeiras de Paris (MEP) e, de seguida, é enviado como vice-pároco para a grande paróquia de Tam Toa, Chi Xa Dong Hoi, Thinh Quang Binh.

* Dezembro de 1953: Adoece gravemente com tuberculose.

1954-55

* Abril de 1954: É internado no Hospital St. Paul de Saigão e, depois, é transferido para o hospital militar francês Grall, na mesma cidade.

*    Maio de 1954: Fica curado da tuberculose de forma inesperada e sem qualquer intervenção cirúrgica.

*    Recebe diversos encargos: vigário paroquial de Tam Toa, pároco da paróquia de  São Francisco Xavier de Huê, capelão do Instituto Pellerin, onde tinha completado os seus primeiros estudos, e capelão do hospital e da prisão de Huê.

* 1955: Funda o grupo Lap Trang Doan La Vang (jovens escuteiros de La Vang).

1956-59

* 11 de Outubro de 1956: É enviado para Roma, para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade Urbaniana e reside no Pontifício Colégio de São Pedro Apóstolo.

* Agosto 1957: Visita, pela primeira vez, o Santuário de Lourdes, França.

* 1958:     Desloca-se, durante as férias de Verão, até à Alemanha, para aprender a língua e cultura germânicas. Torna-se, ainda, capelão da comunidade das religiosas Celletinen, em Colónia, Alemanha.

* 6 de Junho de 1959: Obtém o grau de Doutoramento em Direito Canónico com a tese:  “Étude comparative de l’organization des aumôneres militaires dans le monde”, com a classificação máxima, 30/30, Summa cum Laude.

*    Antes do regresso ao Vietnam visita alguns países: Irlanda, França (Lourdes), Portugal (Fátima),  Canadá e Estados Unidos da América.

*       Já no Vietnam, torna-se professor.

1962-63

* 1962: É nomeado professor do Seminário Menor de Huê, anexo ao grande Seminário de Kim Long, em Huê.

* 1963: É nomeado reitor do Seminário Menor e professor do Seminário Maior de Huê. Inicia a reconstrução do Seminário Menor de Hoan-Thien. Torna-se o primeiro reitor desse novo Seminário.

1964-66

* 27 de Maio de 1964: É nomeado Vigário Geral da Arquidiocese Metropolitana de Huê.

* 12 de Agosto de 1966: Organiza uma peregrinação com estudantes universitários até ao Santuário de Nossa Senhora de La Vang, onde teve a inspiração de fundar a comunidade de La Vang.

1967

* 13 de Abril de 1967: É nomeado Bispo da Diocese de Nha Trang, tornando-se o primeiro bispo nela nascido.

* 24 de Junho de 1967: É ordenado Bispo no Seminário de Hoan Thien, Huê, e inicia um intenso trabalho apostólico.

* 10 de Julho de 1967: Toma de posse da Diocese de Nha Trang.

* Dezembro 1967: Ordena o primeiro sacerdote, o Padre Peter Nguyên Van Nho. De seguida, torna-se Bispo Auxiliar da Diocese de Nha Trang.

*    Reforma diversos institutos religiosos, entre os quais a Congregação do Coração Imaculado de Maria, em Bim Cang; o Instituto de São José; a Congregação dos Amantes da Cruz, em Tan Binh.

*    Mantém o cargo de Presidente da Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais.

1968-69

1968

* 2 de Junho de 1968: Promulga, por ocasião da Solenidade de Pentecostes, o Regulamento do Conselho Paroquial, que inicia as suas actividades a 15 de Agosto do mesmo ano.

* 11 de Outubro: É recebido em audiência pelo Santo Padre Paulo VI.

*    Escreve a sua Primeira Carta Pastoral: “Vigiai e orai”.

*     Cria o Centro Cultural para as minorias étnicas Cham e confia a administração do mesmo à Congregação do Coração Imaculado de Maria.

*    Convida a Comunidade Emanuel, a Comunidade de Sant’Egídio e o Movimento Carismático para realizarem trabalho apostólico na Diocese de Nha Trang

1969

* 11 de Abril de 1969: Participa, como membro fundador, na inauguração da emissora católica Rádio Veritas, em Manila, Filipinas.

*    Escreve a sua Segunda Carta Pastoral: “Sede fortes na Fé, progredi na Paz”.

*     Cria o movimento “Justiça e Paz”, na Diocese de Nha Trang.

*    Participa nos 13° Cursilhos de Cristandade, realizados na Casa do Clero de Manila. Cria o Movimento na Diocese de Nha Trang e, ao mesmo tempo, introduz nela o Movimento dos Focolares.

1970-74

* 1 de Janeiro de 1970: Organiza a Primeira Jornada Mundial pela Paz, na Diocese de Nha Trang, com celebrações eucarísticas, diversas cerimónias e transmissões radiofónicas, desde Nha Trang. Entrega, ainda, a Mensagem da Paz às autoridades e procede à benção de uma placa comemorativa na Praça da Catedral, também designada Praça da Paz.

* 24 de Novembro 1970: Participa na 1ª Assembleia Geral dos Bispos Asiáticos, em Manila, Filipinas.

*    Escreve a sua Terceira carta pastoral: “Justiça e Paz”.

*    Escreve a Quarta carta pastoral: “A missão de Cristo é a nossa missão”.

*    Organiza, em Long Xuyen, o primeiro curso de formação para líderes do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

* 17 de Abril 1971: Funda o Instituto Secular da Esperança (Tu hoy Hy-vong “SPES”), como membro do Instituto do Sagrado Coração, fundado pelo Padre Pierre de Clorivière. Compila os pontos a serem observados nos estatutos do Instituto da Esperança, tendo por base os estatutos do Instituto Secular do Sagrado Coração.

*    É nomeado, pela segunda vez, Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano.

*     Escreve a sua Quinta carta pastoral: “Comemoração dos 300 anos do Catolicismo no Vietnam”.

* 14 de Fevereiro de 1972: É nomeado presidente da Comissão Episcopal para o desenvolvimento do Vietnam.

* 1973: É nomeado vice-presidente da Comissão Episcopal para a reconstrução do Vietnam (COREV).

* 12 de Outubro: Viaja para a Europa com o Mons. Henri Lemaître, como delegado do COREV e da CARITAS da Conferência Episcopal Vietnamita.

*    Escreve a sua Sexta carta pastoral: “Ano Santo: Renovação e reconciliação”.

*    Convida o Movimento dos Focolares, proveniente das Filipinas, a trazer para a Diocese de Nha Trang o espírito do Movimento.

*   1974:  Publica, em língua vietnamita, os estatutos do Instituto do Sagrado Coração, adaptando-os à realidade do Vietnam, com o título: “Spes - Hy vong”, Casa Editorial Hanh Phuc, Saigão 1974.

* 25-26 de Setembro 1974: Participa na reunião conjunta (Pontifício Conselho “Cor Unum” - Pontifício Conselho Justiça e Paz - Pontifício Conselho para os Leigos) sob o título “A Igreja local: as suas necessidades e os seus recursos”, no Palácio de São Calisto, em Roma.

* 13 de Outubro: É recebido em audiência pelo Santo Padre Paulo VI.

1975 - Abril

* 23 de Abril de 1975: É nomeado Arcebispo Auxiliar de Saigão (Ho Chi Minh), pelo Papa Paulo VI.

*    7 de Maio: Deixa a Diocese de Nha Trang e é transferido para Saigão.

1975 - Agosto

*    14 de Agosto: Recebe um grupo de sacerdotes e religiosos patriotas no Seminário Maior de Saigão, que se opunha à sua nomeação e que ameaçava mandar prendê-lo caso ele não regressasse a Nha Trang.

* 15 de Agosto: É convocado para comparecer no Palácio da Presidência de Saigão, onde é detido e levado, sob escolta militar, a Nha Trang até à vila de Cay Vông (a 10 Km de Nha Trang), e colocado em prisão domiciliária. Assim permanece até 10 de Maio de 1976.

*    Usa pedaços de um calendário velho para escrever o livro “ O Caminho da Esperança”.

1976

* 19 de Março de 1976: No dia da Solenidade de São José, é tranferido para o campo da prisão de Phù Khánh, Nha Trang.

* 29 de Novembro de 1976: É transferido para o campo de Thu Duc, a norte da cidade de Ho-Chi-Minh.

* 1 de Dezembro de 1976: É acorrentado a um outro prisioneiro (um parlamentar não-católico,  oficial do governo, conhecido como sendo um budista fundamentalista). Depois, fizeram-no subir até um navio com outros 1 500 prisioneiros, com destino ao porto de Haiphong. Foram levados para o Centro de Reeducação de Ving Quang, nas encostas da montanha Tam Dao, na vila de Dao Trù, Lap Trach, província de Vinh Phú, no Vietnam do Norte.

1977-78

* 5 de Fevereiro de 1977: É transferido para a prisão de Thanh-Liet, nos arredores de Hanoi.

* 13 de Maio 1978: No aniversário da 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima, é enviado para a vila de Giang-Xá (distrito de  Hoai-Duc), em prisão domiciliária.

1982-85

* 17 de Outubro de 1982: na prisão Giang-Xâ escreve o livro intitulado: “A Mensagem do Padre São Maximiliano Kolbe”.

* 5 de Novembro de 1982: É transferido para um apartamento na área reservada aos agentes de segurança de Hanoi.

*1985: É transferido duas vezes: primeiro, para a prisão de Hanoi e, depois, para uma outra, em regime de isolamento.

1988

* 24 de Abril: Na prisão de Hanoi redige “Lexikon Tu’ V’ung Dúc - Anh - Pháp- Viêt” (Léxico em alemão, inglês, francês e vietnamita). Durante o período em que esteve aí encarcerado, escreve uma gramática da língua espanhola.

* 21 de Novembro: No dia da memória da Apresentação de Nossa Senhora, é informado da sua libertação.

* 24 de Novembro: Depois de treze anos encarcerado (nove em isolamento), é libertado e acolhido pelo Cardeal de Hanoi, S. Em. Giuseppe Maria Trinh Van Can.

1989

* 28 de Março: Viaja para Sydney (Austrália), onde permaneceu três semanas, visitando os seus pais e familiares. Visita também os bispos e sacerdotes australianos que ajudaram a sua família e que se empenharam em promover a sua libertação.

* Abril: Chega a Roma, vindo de Sydney.

* Abril: Telefona para a Casa-Mãe das Irmãs Cellitinenn, a informá-las da sua libertação.

* 17 Abril: Durante a sua permanência em Roma é entrevistado pela Rádio Vaticana sobre o tema “Perspectivas da Igreja no Vietnam na actual fase política de Renovação”.

* 4 de Julho: Antes e regressar ao Vietnam é recebido em audiência privada por SS. João Paulo II.

*Dezembro: É-lhe diagnosticado um tumor na próstata e é internado e submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital Bach Mai, em Hanoi.

1990

* Outubro: Regressa a Roma para uma segunda intervenção cirúrgica

* 17 de Novembro: É recebido, em audiência privada, pelo Papa João Paulo II.

* Funda, no Vietnam, a Associação «Amis des lépreux – Lazare» (Amigos dos Leprosos – Lázaro).

1991 Março - Novembro

* Março: Regressa a Hanoi após a sua recuperação da intervenção cirúrgica.

* Abril-Novembro: Dedica a maior parte do seu tempo a cuidar de leprosos no Vietnam.

* Novembro: É expulso do Vietnam como persona non grata.

1991 Dezembro

* Dezembro: Regressa a Roma como exilado.

1992-93

*  É nomeado membro da Comissão Católica Internacional para as Migrações, com sede em Genebra, Suíça.

* Janeiro de 1992: Aceita o cargo de conselheiro espiritual da Associação “Os Amigos de Van”.

* 23 Abril: Recebe a Benção Apostólica do Santo Padre João Paulo II, por ocasião do 25º aniversário da sua ordenação episcopal.

* 22 de Março de 1993: É nomeado consultor da Congregação para a Evangelização dos Povos.

* 1 de Julho de 1993: Viaja para Sydney, para o funeral do seu pai.

1994

 * 15 de Novembro: Prega exercícios espirituais a bispos, sacerdotes e leigos, no México.

* 24 de Novembro: É nomeado Vice-Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

* Novembro: Demite-se do cargo de Arcebispo Auxiliar de Saigão (Ho Chi Minh).

1995-97

* 15 de Março de 1995: Torna-se Postulator da Causa de Beatificação de Marcel Van.

* Agosto:  Participa no Congresso Anual Mariano em Carthage, Missouri, E.U.A., para as Comunidades Vietnamitas presentes na América do Norte, sob o tema “A Espiritualidade da Esperança para os Jovens – A Vocação para a Vida Conjugal”.

* 11 de Maio de 1996: É investido Doutor Honoris Causa em Letras, pela Notre Dame Seminary – School of Theology, Nova Orleães (Louisiana), E.U.A.

* 21 de Junho: Apresenta uma reflexão espiritual sobre a situação da Igreja no mundo e no Vietnam, a sacerdotes e leigos, em Palm Beach, E.U.A.

* Agosto: Participa no Congresso Anual Mariano em Carthage, Missouri, E.U.A., para as Comunidades Vietnamitas presentes na América do Norte, sob o tema “O papel dos Pais”.

* Maio de 1997: Prega, pela segunda vez, exercícios espirituais a bispos, sacerdotes e leigos, no México.

1998

 * 24 de Junho: É nomeado Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

* 22 de Agosto: Funda a Comunidade Notre Dame de La Vang. O regulamento é apresentado pelo Cardeal James Hickey, da Arquidioce de Washington D.C., que o encoraja.

* 24 de Agosto: O regulamento é assinado e recebe palavras de encorajamento da parte do Cardeal Bernard Law, da Arquidiocese de Boston, E.U.A.

* 11-18 Outubro: Prega um retiro internacional para bispos, sacerdotes e leigos em Monterrey, México.

1999

* 12 de Janeiro: Redige um artigo para a Università Lateranense intitulado: ”A Paternidade de Deus e a Cidade do Homem: Poder e Serviço”.

* 11 de Fevereiro: Participa na Consulta  sobre a Promoção Humana e os Direitos Humanos no Terceiro Milénio, em Pattaya, Tailândia. Na ocasião, profere a conferência: “O Papel da Igreja Universal na Promoção da Pastoral dos Direitos Humanos”.

* 19 de Março: Escreve uma carta à Comunidade de Nossa Senhora de La Vang, para apresentar a Mensagem da Virgem de La Vang. Lê ainda os pontos a serem observados na vida dos membros da Comunidade, em Reichstett, França.

* 1 de Junho: É enviado pelo Santo Padre João Paulo II aos Balcãs (ex-Jugoslávia).

* 3 de Junho: Viaja até aos Balcãs para levar a mensagem do Papa. No dia da Solenidade de Corpo de Deus, celebra a Santa Missa e prega a paz para aquela região.

* 9 de Junho: Recebe a condecoração honorífica de comendador da Ordem Nacional de Mérito, na Embaixada de França junto da Santa Sé, Roma.

*    Como Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, promove a redacção do Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

* 26 – 30 de Junho: Prega um retiro e participa no seminário sobre o ensinamento da Doutrina Social da Igreja, em Accra, Gana.

* 5 de Agosto: Participa no 30º Encontro Internacional do Clero e profere a conferência: “A Vontade do Pai”, em Colónia, Alemanha.

* 20 de Agosto: Viaja até Harare, Zimbabué, para promover, nas igrejas locais, o ensinamento da Doutrina Social da Igreja.

* 9 de Outubro: Profere a conferência “Dignidade Humana e Liberdade Religiosa”, na  LUMSA (Libera Università Maria Ss.Assunta), Roma.

* 25-29 de Outubro: Participa na Primeira Semana Social Mexicana e profere a conferência: “A Igreja na Construção de uma Cultura ao Nível da Solidariedade Global”.

* 14-16 de Novembro de 1999: Participa na Conferência Internacional da Cruz Vermelha, em Genebra, Suíça.

* 30 de Novembro – 5 de Dezembro: Participa na apresentação de um seminário regional da Oceânia sobre o ensinamento da Doutrina Social da Igreja, a decorrer em Maio de 2000, na Austrália.
No seu regresso, participa ainda no encontro das Comissões “Justiça e Paz”, na Malásia.

* 5 de Dezembro: O Santo Padre João Paulo II convida-o a pregar os Exercícios Espirituais quaresmais à Cúria Romana no ano 2000.

2000

* 12-18 de Março: Por vontade do Papa João Paulo II, prega os Exercícios Espirituais de Quaresma à Cúria Romana. É o primeiro bispo asiático da história a ter essa honra.

* 3 de Abril: Visita a comunidade paroquial de São Saturnino, onde apresenta uma reflexão sobre o tema da Eucaristia.

* 5 de Maio: Profere uma conferência aos Bispos mexicanos, por ocasião do Congresso Eucarístico que se realizou no México.

* Escreve “Maria, Mãe da Esperança”, texto para a espiritualidade da Comunidade Mater Unitatis e também texto de reflexão para o retiro do IMDOSOC, México.

* 7 de Maio: Participa na Comemoração Ecuménica das testemunhas da Fé do século XX.

* 12 de Junho: Prega um retiro aos sacerdotes da Comunidade Emanuel.

* 15-21 de Agosto: Apresenta a Comunidade de Nossa Senhora de La Vang, na Basílica de Maria Imaculada, em Washington D.C, E.U.A.

* 22 de Agosto - 1 de Setembro: Participa no Encontro Intercontinental África-América, em Maputo, Moçambique.

* 15 de Setembro: Participa na Expo 2000, em Hannover, Alemanha.

* 8 de Outubro: Participa na  Assembleia Plenária do SCEAM, em Rocca di Papa, Roma.

* 9-13 de Outubro: Prega exercícios espirituais aos sacerdotes da Comunidade Emanuel, em Paray-le-Monial, França.

* 20-27 de Novembro: Prega um retiro em Taipei,  Taiwan.

* 12 de Dezembro: Recebe o prémio “Construtores da Paz 2000”, da Fundação Insieme per la Pace (Juntos pela Paz), em Roma.

2001

* 21 de Janeiro: Recebe a nomeação para Cardeal.

* 30 de Janeiro: Participa na Conferência Nacional do Trabalho, em Roma, com a palestra intitulada “O futuro do Trabalho”.

* 21 de Fevereiro: É feito Cardeal e recebe o título de Cardeal-Diácono da Igreja de Santa Maria della Scala, Roma.

* 17 de Abril: É operado na clínica Saint-Elizabeth Seaton, em Boston, E.U.A.

* 17 de Julho: Torna-se cidadão do Vaticano.

* 30 de Setembro – 27 de Outubro: Participa na Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, proferindo a palestra “O Bispo, Servidor do Evangelho, Servidor de Jesus Cristo e Esperança do Mundo”, Cidade do Vaticano.

* 5-7 de Outubro: Participa no Congresso Eucarístico de 2000 em Washington D.C., E.U.A.

* 20 de Outubro: Recebe o Prémio pela Paz, conferido pelo SERMIG (Associação missionária Jovens), em Turim, Itália.

* 1 de Novembro: Visita Chiapas (San Cristóbal de las Casas), no México e cria a Comunidade Mater Unitatis.

* 5-9 de Novembro: Prega o quarto retiro internacional para bispos e sacerdotes, em Monterrey, México.

* 10-15 de Novembro: Prega um ciclo de exercícios espirituais na Arquidiocese de Boston, E.U.A.

* 9 de Dezembro: Recebe do Centro di Studi G. Donati o Prémio da Paz 2001, em Pistoia, Itália.

* 11 de Dezembro: Apresenta a Mensagem do Santo Padre João Paulo II para a Jornada Mundial da Paz de 2002: “Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão”.

* 13 de Dezembro: Participa no Encontro sobre o futuro dos cristãos na Terra Santa, Vaticano.

2002 - Abril

* 11 de Janeiro: Participa no congresso “A grandeza da vida cristã”, dedicado à missão apostólica do cristão, na Pontifícia Universidade de Santa Cruz, Roma.

* 26 de Janeiro: Participa na Segunda Marcha Juvenil “Tochas pela Paz”, em Recanati, Loreto, organizada pelas Comissões Episcopais e pela Pastoral Social e Juvenil da Região das Marcas, Itália.

* 3-8 de Fevereiro: Prega os seus últimos exercícios espirituais no âmbito do sétimo retiro nacional dos Sacerdotes Legionários de Cristo. Estes foram publicados, em Dezembro de 2002, com o título “Descobri a Alegria da Esperança”, Roma.

* 11-15 de Fevereiro: Profere a conferência “Ciudad Nueva” (Cidade Nova), por ocasião do retiro do Renovamento Carismático Verbum Dei, em Madrid, Espanha.

* 28 de Fevereiro: Participa no encontro-testemunho “ A Paz: Futuro do Mundo” na Paróquia de San Apollonio di Lumezzane, em Bréscia, Itália

* 1 de Março: Apresenta a meditação sobre o tema "Jesus e Satanás" na Paróquia de Santo Apolinário, em Lumezzane, Bréscia, Itália

* Março: Viaja até Sydney, para a celebração do 100° aniversário da sua mãe.

* 22 de Março: Encontra-se com os estudantes da Pontifícia Academia Eclesiástica, Vaticano.

2002

 * 3 de Maio: Participa no congresso “Justiça e Paz, hoje”, organizada pela Civitas, em Pádua, Itália.

* 8 de Maio: É operado no Istituto Nazionale dei Tumori de Milão, Itália.

* 5 de Junho: É internado no Policlinico Gemelli, Roma.

* 14 de Junho: É transferido para a Clínica Pio XI, Roma.

* 22 de Julho: Antes de uma última intervenção cirúrgica, recebe o sacramento da Unção dos Doentes e escreve o último dos seus desejos.

* 16 de Setembro: Morre às 18 horas, na Clínica Pio XI, Roma.

* 20 de Setembro: O seu funeral é realizado na Basílica de São Pedro, Roma. S. Em. o Cardeal Angelo Sodano presidiu à Solene Celebração Eucarística, na presença do Santo Padre João Paulo II, que proferiu a homilia.

2007

* 2 Março: S. Em. O Cardeal Renato R. Martino, enquanto Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, pede  ao Cardeal Camillo Ruini, Vigário para Diocese de Roma, autorização para iniciar o processo de Beatificação e Canonização do Cardeal Van Thuân.

* 17 de Abril: Durante a Assembleia dos Bispos da Conferência Episcopal do Lácio é introduzida a Causa de Beatificação e Canonização do Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân.

* 17 de Setembro: Inicia-se a fase preliminar da Causa de Beatificação e Canonização, na presença do Santo Padre Bento XVI, em Castelgandolfo.

2009-10

* 16 de Janeiro de 2009:  É publicado o EDICT da Causa de Beatificação e Canonização do Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân.

* 22 de Outubro de 2010: Na presença de S. Em. O Cardeal Peter K. A. Turkson, presidente do então Pontifício Conselho Justiça e Paz, dá-se início à sessão pública do processo diocesano sobre a vida, as virtudes heróicas e a fama de santidade e de sinais do Servo de Deus Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân, no Tribunal do Vicariado de Roma.

2012

* 8 de Junho: Ocorre o sepultamento privilegiado do corpo do Servo de Deus Cardeal Van Thuân (que se encontrava no Cemitério de Verano), na igreja de Santa Maria della Scala, em Roma.

2013

* 5 de Julho: Acontece a sessão de encerramento da fase diocesana da Causa de beatificação do Servo de Deus Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân, no Vicariado de Roma, com a Solene Celebração Eucarística na Basílica de Santo António e a apresentação do volume das Cartas Pastorais que o
Mons. Van Thuân escreveu aos fiéis da Diocese de Nha Trang. A Jornada é encerrada com um concerto musical.

* 6 de Julho: O Santo Padre Francisco recebe em audiência os participantes da cerimónia e de outras actividades organizadas para a ocasião.

2017

* 4 de Maio: O Santo Padre Francisco assina o Decreto de Reconhecimento das Virtudes Heróicas do Cardeal Van Thuân, que é declarado Venerável.

* 17 de Setembro: Ocorre a Solene Celebração Eucarística em memória do 15° aniversário da morte do Venerável Cardeal Van Thuân e de acção de graças.

O Postulator lê publicamente o decreto de veneralibidade do Cardeal Van Thuân, na igreja de Santa Maria della Scala, em Roma.

Copyright © Dicastero per il Servizio dello Sviluppo Umano Integrale 2024. All Rights Reserved.