NOTÍCIAS

O Cardeal Van Thuân intercede por estas boas obras e recorda-nos: “Não te contentes por teres ajudado alguém. Não penses que basta ofereceres os teus braços a quem necessita. Deus pede-te mais: pede-te para ajudares os mais necessitados de modo que possam ajudar-se por si mesmos e estar prontos, por sua vez, a ajudar outros” (Caminho da Esperança nº 583).

16 de Setembro de 2021: 19° aniversário
da morte do Venerável Servo de Deus


O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e a Postulação da Causa do Card. François-Xavier (Francisco Xavier) Nguyên Van Thuân, gostaria de informar todos os devotos e amigos que 16 de setembro de 2021 será o 19º aniversário da morte do Venerável Servo de Deus. Em Roma, a celebração acontecerá no dia 17 de setembro às 12h00 na Basílica de Santa Maria, em Trastevere. Neste aniversário, convidamos todos a rezar e pedir a intercessão do Cardeal por todas as pessoas que sofrem as consequências de Covid 19, especialmente no Vietnã e nas nações mais pobres.

CASA VAN THUÂN (India 2020)

 

A Casa Van Thuân é um centro para homens ex-reclusos, situato em Carmelaram, Bengaluru, por baixo do escritório nacional do PMI. Foi apresentada pelo seu Director, o Padre George Kalassery VC.
Os ex-reclusos são reinseridos através de actividades desportivas, aconselhamento, psicoterapia, desintoxicação, momentos de oração, formação profissional e comercial, seminários, etc. Recentemente, durante o confinamento devido à pandemia, foi criada pelos ex-reclusos uma unidade de produção de sacos de papel. O Padre Francis Kodiyan MCBS teve a inspiração de fundar a Casa Van Thuân quando quando recebeu uma relíquia de Van Thuân pelo Papa Francisco, durante a sua visita ao Vaticano. A Casa Van Thuân tem acolhido muito ex-reclusos que foram libertados durante as acções de descongestionamento das prisões, por parte dos funcionários. A benção da estrutura teve lugar no dia 8 de Dezembro de 2020.

NOMEAÇÃO DO VICE-POSTULATOR (14 de Novembro de 2020)

O Postulator para a Causa do Cardeal Van Thuân, Dr. Waldery Hilgeman, após parecer favorável de Sua Eminência o Cardeal Peter K.A. Turkson, nomeou o Rev. Padre Marco Fernando da Silva Luís (Diocese de Setúbal, Portugal), Vice-Postulator da Causa. Desde há alguns anos, o Padre Marco Luís tem colaborado de forma eficaz e próxima com a Causa, através da realização de conferências, publicações e viagens até alguns país de língua portuguesa, para divulgação da espiritualidade.

FAENZA (Italia 15 de Outubro de 2020)

 

O Movimento Comunhão e Libertação da Diocese de Faenza teve a iniciativa de apresentar o livro “Van Thuân, livre entre as grades”, da autoria da jornalista Teresa Gutiérrez de Cabiedes. No evento, intervieram o Bispo da Diocese, Sua Excelência Reverendíssima Mons. Mario Toso, o Dr. Waldery Hilgemman, postulador e a Dr.a Luisa Melo, administradora da Causa de Beatificação. O encontro foi moderado pelo jornalista Elio Pezzi. No sítio internet da Diocese encontra-se o vídeo da apresentação.

AMIGOS DO CARDEAL VAN THUÂN (Filipinas 2020)

 

 “Amigos do Cardeal Van Thuân” é um grupo de católicos filipinos, de diversas cidades do país e do mundo, que se organizaram para trabalhar e promover a Causa de Beatificação e Canonização do Cardeal Van Thuân.

SIMPÓSIO SOBRE O SERVO DE DEUS CARDEAL VAN THUÂN (Brasil 2019)

 

No serão de 12 de Junho de 2019, realizou-se o Simpósio sobre o Servo de Deus Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân em Petrópolis, Brasil. O evento foi organizado pelo Seminário de Nossa Senhora do Divino Amor e pelo Centro de Teologia e Letras da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). As conferências do Simpósio foram apresentadas por Sua Excelência Denis de Souza e pelos Diáconos Pablo Freitas e Thomaz Gimenez.

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES E DE SANTO AGOSTINHO (Itália 28 de Abril de 2019)

 

O pároco Padre Gennaro Giordano da paróquia de Nossa Senhora de Lurdes e de Santo Agostinho de Castellammare di Stabia, por ocasião das celebrações pelo 91° aniversário do nascimento do Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân, celebrou a Santa Missa.

Rodolfo Armenio, colaborador da Postulação, foi convidado a apresentar a vida e a espiritualidade do Cardeal Van Thuân.

No final da Missa, o pároco abençoou um retrato do Venerável e leu a carta enviada por S. Em. Cardeal Peter K. A. Turkson

CLUBE FRANÇOIS-XAVIER NGUYÊN VAN THUÂN, mensageiro da Esperança (Hanoi 24.04.2014)

 

O objectivo da associação é o de divulgar as palavras e testemunhos “do heróico cardeal”. Na abertura oficial, participaram os padres redentoristas da capital, intelectuais e estudantes católicos, acompanhados por colegas de outras religiões, interessados na figura do cardeal. O secretário da associação pediu aos presentes para rezarem pela Causa de Beatificação em curso e de criar sessões de aprofundamento da Doutrina Social da Igreja e sobre factos da actualidade.


Il segretario dell’associazione ha chiesto ai presenti di pregare per la causa di beatificazione in corso, e creare sessioni di approfondimento sulla dottrina sociale della Chiesa e su fatti di attualità.

Fundação Nha Trang Phanxico Xavie (2014)

 

Fundação criada por S.E. Mgr. Joseph Võ Đúc Minh em memória do Cardeal Nguyên Van Thuân na Diocese de Nha Tran, onde Van Thuân desenvolveu o seu ministério episcopal entre 1967 e 1975.

CONSULTÓRIO MÉDICO ESPECIALISTA “SPE SALVI” EM MEMÓRIA DO CARDEAL VAN THUÂN
(Itália - Alcamo 06.12.2012)
 

O Dr. Liborio Picciché é um devoto do Cardeal Van Thuân e quis criar este consultório com o objectivo de cuidar da pessoa humana em sofrimento, educando a equipa médica a viver, em especial, a virtude da esperança de modo a tornar-se numa atitude constante do coração. Oferece um serviço médico com respeito e delicadeza e procura ajudar as pessoas a abrirem-se à Esperança. Para além disso, pretende aprofundar a espiritualidade do Cardeal Van Thuân, testemunha cristã da Esperança, para fazê-lo conhecer e amar.

FUNDAÇÃO CARDEAL NGUYÊN VAN THUÂN (E.U.A. 2009) 

A Fundação tem como missão promover e ajudar todos a viver os ensinamentos e a espiritualidade do Cardeal Van Thuân. Além disso, procura dar continuidade à sua obra no âmbito da educação, da caridade, da esperança, da unidade e da paz, convidando todas a pessoas de boa vontade a caminhar juntos na estrada da Esperança.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL CARDEAL VAN Thuân (Itália 2003)

 

Trata-se de uma organização fundada em 2003, com a finalidade de promover a Doutrina Social da Igreja em todo o mundo.

VIA-SACRA EM MEMÓRIA DO CARDEAL VAN Thuân

 

O escultor Mauro Bernardi, juntamente com a comunidade de Berzo Demo (Bréscia, Italia), organiza todos os anos, pela Quaresma, a Via-Sacra em memória do Cardeal Van Thuân. O artista doou algumas esculturas ao Pontifício Conselho Justiça e Paz.

FUNDAÇÃO “MATER UNITATIS” (México 1999) 

 

A Fundação Mater Unitatis foi criada no ano de 1999  pelo Cardeal François- Xavier Nguyên Van Thuân, que a confiou ao mexicano Ricardo Padilla. O carisma propõe um caminho de espiritualidade  às pessoas que desejam acolher, viver, partilhar e anunciar o Evangelho da Esperança.
O percurso desta fundação tem como guia, os escritos do Cardeal Van Thuân. Os pilares da fundação são: santidade no trabalho, progresso dos povos, evangelização e serviço.

EX SEMINARISTAS DA ARQUIDIOCESE DE Huê (Vietnam)

 

A cada três meses, o grupo dos ex-seminaristas de Huê publica um boletim sobre as sua actividades e um artigo, um livro ou uma meditação sobre a espiritualidade do Cardeal Van Thuân.

Casa memorial do Cardeal Nguyên Van Thuân (Huê – Vietnam)

 

O Seminário Maior Xuân Bích da Diocese de Huê, instituiu a casa memorial na casa da família do Venerável Cardeal Francisco Xavier, no distrito de Phủ Cam, na cidade de Huê, onde a cada terceiro dia do mês, se reunem sacerdotes, religiosos e leigos para rezar e celebrar a Eucaristia.

CASA DE FORMAÇÃO VAN THUÂN (Brasil)

 

A Casa de Formação Van Thuân é uma comunidade onde são formados os futuros sacerdotes da Missão dos Santos. Em colaboração com a Diocese de Taubaté - SP, Brasil, os seminaristas são formados segundo Directrizes de Formação da Igreja no Brasil e da Espiritualidade, Apostolado e Carisma da Missão dos Santos.

Para além dos eventos acima referidos, foram realizadas muitas outras actividades como: apresentações de publicações, conferências e encontros em diversos países: Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Noruega, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Argentina, Brasil, Colombia, México, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Malásia, entre outros.

Copyright © Dicastero per il Servizio dello Sviluppo Umano Integrale 2022. All Rights Reserved.