PUBLICAÇÕES DO CARDEAL VAN THUÂN

Image

ĐứcThánh Cha Gioan XXIII

Papa João XXIII

Duc Thanh Cha Gioan XXIII. Edição original em vietnamita Ed. Sao Mai, Huê, 3 de Novembro de 1960.

Volume publicado no âmbito da comemoração do segundo ano do Pontificado de João XXIII, (28 de Outubro de 1958 – 28 de Outubro de 1960). Este livro deixa transparecer a intenção do jovem sacerdote François-Xavier Nguyên Van Thuân de amar Jesus e a Sua Igreja até ao fim, seguindo o exemplo de João XIII.

O volume é composto por onze capítulos que percorrem, passo-a-passo, toda vida do Papa até ao seu Pontificado. É uma obra de carácter histórico-espiritual sobre um modelo de “Pai e Pastor”,  que pretende suscitar nos fiéis e, em particular nos seminaristas e nos sacerdotes, um amor profundo ao Papa e à Igreja.

Image

Su menh cua Cha thanh Maximiliano Kolbe

A mensagem do Padre São Maximiliano Kolbe

Su menh cua Cha thanh Maximiliano Kolbe (17 de Outubro de 1982). Edição original em vietnamita: Su menh cua Cha thanh Maximiliano Kolbe, Giang Xâ (17.10.1982).

Van Thuân escreveu este livro por ocasião da canonização de São Maximiliano Kolbe
(17 de Outubro 1982). Foi uma das suas últimas obras, escrita nos últimos dias na prisão de Giang-Xâ,  antes de ser transferido a 5 de Novembro de 1982 para um apartamento isolado sob apertado controlo policial, em Hanoi. Trata-se de uma meditação sobre a vida do santo e, em particular, sobre a sua devoção à Imaculada Virgem Maria. O volume é, em grande parte, composto por escritos de São Maximiliano Kolbe.

Image

O Caminho da Esperança

O Caminho da Esperança (1975). Publicado em língua portuguesa pela Paulinas Editora, Outubro de 2007.

Trata-se de uma colecção de 1001 pensamentos definidos pelo Cardeal Roger Etchegaray na sua apresentação como Mil gotas de Evangelho. O volume inicia com um prefácio e conclui com o poema Tens uma Pátria”, escrito por Van Thuân.

“Na vila de Cay Vong, para onde fui mandado em prisão domiciliária, sob vigilância policial, “confusa” entre as gentes, dia e noite sentia-me obcecado pelo pensamento: Meu povo! Meu povo que tanto amo: rebanho sem pastor! Como poderei entrar em contacto com o meu povo, no momento em que mais necessidade tem do seu pastor? As livrarias católicas foram confiscadas, as escolas fechadas: as freiras, os professores religiosos forçados a trabalhar nos campos de arroz. A separação está a ser um choque que parte o meu coração.

Estes 1001 pensamentos chegaram ao Ocidente, de modo clandestino, até várias pessoas vietnamitas que fizeram parte dos boat people. Os pensamentos foram publicados em vietnamita e traduzidos em diversas línguas. Estão divididos em 36 temas como se fossem
36 estações de um longo caminho no deserto: da “Partida” à “Esperança”.

O prisioneiro Van Thuân deixa-nos um testemunho lúcido e prático sobre como seguir, dia após dia, os passos de Jesus no abandono, no amor e na esperança “que não desilude”.

Nos 1001 pensamentos escritos no início da longa prisão assentam, sem dúvida, as posteriores obras do Cardeal Van Thuân.

Image

Orações de Esperança: Treze anos no Cárcere

Orações de Esperança: Treze anos no Cárcere. Publicado em língua portuguesa pela Gráfica Coimbra, Lda.

Este livro foi também escrito no cárcere, durante a prisão domiciliária em Hoa Ma (Hanoi), mas publicado mais tarde, em 1997, pela Edizione San Paolo. O Cardeal conta: “Em 1987, no isolamento em Hoa Ma (Hanoi), quis escrever um livro que contivesse meditações, reflexões para cada dia, e agora intitulado “Orações de Esperança”. Todos os anos, recebi centenas de postais enviados por crianças com palavras que tocavam profundamente o meu coração. Deste modo, experimentei a graça da “comunhão eclesial”. Por isso, quero partilhar a minha escolha por Cristo. Com os apontamentos que recolhi na prisão, posso escrever meditações, orações para cada dia do ano; quando tiver tempo, farei isso”.

Image

Cinco pães e dois peixes

Cinco pães e dois peixes. Publicado em língua portuguesa pela Paulinas, 2009.

Neste volume, Van Thuân recorda o período de cativeiro de 1975 a 1988, onde faz a experiência das exigências radicais da Sequela Christi e, ao mesmo tempo, da Providência e da ternura de Deus. “Cinco pães e dois peixes” é a sua obra mais conhecida. Não se trata de uma simples recordação dos longos anos na prisão, mas é, sobretudo, o seu testamento espiritual. É um testemunho da presença tangível e quotidiana da misericórdia divina na sua vida. No Prefácio revela o porquê desta auto-biografia quando diz: “Muitas vezes sofro interiormente porque os mass media querem que conte coisas sensacionais, que acuse, denuncie, incite à luta, à vingança... O meu maior desejo é de transmitir a minha mensagem de Amor, na serenidade e na verdade, no perdão e na reconciliação. Quero partilhar as minhas experiências: como encontrei Jesus em cada momento da minha vida quotidiana, no discernimento entre Deus e as obras de Deus, na oração, na Eucaristia, nos meus irmãos e nas minhas irmãs, na Virgem Maria, guia do meu caminho”. Esta é a finalidade e, ao mesmo tempo, o conteúdo comovente da sua história, escrita com muita clareza e simplicidade.

Image

A Esperança não desilude

La speranza non delude – à luz da Palavra de Deus e do Concílio Vaticano II. Edição original em língua italiana. Città Nuova Editrice, 1979.

O volume foi escrito durante a noite e em segredo, no período de residência obrigatória em Giang Xa, no Vietnam do Norte. O bispo retoma os pensamentos de Caminho da Esperança enriquecendo-os com a Palavra de Deus e alguns textos do Concílio Vaticano II. São meditações sobre os 36 temas que se encontram no Caminho da Esperança.

Título em vietnamita: Duong Hy vong duoi anh sang loi Chua va cong dong Vaticano II, Opus Immaculatae et Joseph, Australia 1999.

Título em francês: Le chemin de l’espérance à la lumière de la Parole de Dieu et du Concile, Le sarment – Fayard 1994.

Image

Os peregrinos pelo caminho da esperança

Peregrinos por el camino de la esperanza. Edição original em língua castelhana. Editorial Monte Carmelo

Este livro foi também escrito durante o tempo na residência em Giang Xa. Nele, Van Thuân prossegue as suas meditações de Caminho da Esperança. Desta vez, fá-lo através de algumas testemunhas: personagens da Bíblia, santos e figuras da história humana e da Igreja. O volume compreende 38 capítulos com prefácio e uma oração final.

Título em vietnamita: Nhung nguoi lu hanh tren duong hy vong, Dung Lac 1999.

Título em francês: Les pèlerins du chemin de l‘espérance, Ed. Le Sarment – Fayard 1993.

Título em espanhol (castelhano): Peregrinos por el camino de la esperanza. Ed. Monte Carmelo (1999), Espanha

Image

Testemunhas da Esperança

Testemunhas da Esperança – Exercícios espirituais realizados com a presença de S.S. João Paulo II. Publicado em língua portuguesa pela Gráfica de Coimbra, 2000.

O livro é composto por 22 meditações do Cardeal Van Thuân. A primeira página apresenta uma carta autografada pelo Papa São João Paulo II. Na última, encontram-se as palavras conclusivas do Santo Padre no término dos Exercícios espirituais, pregados à Cúria Romana.

“Baseando-se nas Escrituras e nos ensinamentos dos Padres da Igreja, bem como na sua experiência pessoal, em particular do período passado na prisão por Cristo e pela Sua Igreja, trouxe à luz o poder da Palavra de Deus que, para os discípulos de Cristo, é «firmeza da fé, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual» (Dei Verbum, n. 21).

Através da sua palavra fraterna e estimulante, conduziu-nos pelos caminhos da esperança que Cristo nos abriu, renovando a nossa humanidade, tornando-nos criaturas novas e chamando-nos a uma renovação pessoal e eclesial perpétuos”.

Image

Descobrir a alegria da esperança

Scoprite la gioia della speranza. Edição original em língua italiana. Logos Press 2002

Este volume apresenta as meditações dos últimos exercícios espirituais pregados pelo Cardeal a um grupo de cerca 50 sacerdotes Legionários de Cristo, em Roma, em Fevereiro de 2002 (alguns meses antes da sua morte). Nas 7 meditações, Van Thuân fala da vocação sacerdotal, da sua própria vocação e apresenta uma alegria: a alegria do encontro com Jesus, a alegria do dom da Eucaristia, a alegria de ser com Cristo, Pai e Pastor, a alegria do dom de Maria, a alegria do dom de uma Igreja em comunhão, a alegria do entusiasmo apostólico, a alegria do dom do momento presente.

As sete meditações são seguidas pela homilia conclusiva, pelas respostas do Cardeal às perguntas do auditório e, por fim, a homilia de S.S. João Paulo II, por ocasião da cerimónia das exéquias do Cardeal.

Image

Espera em Deus

100 pagine di F.-X. Nguyên Van Thuan, spera in Dio! Edição original em língua italiana, Città Nuova Editrice, 2008.

O volume apresenta uma selecção de entre os vários ensinamentos do Arcebispo F.X. Nguyên Van Thuân. O leitor é tocado, sobretudo, por este convite coerente, simples, mas, ao mesmo tempo, solene: não fechar a porta à esperança, mas pelo contrário, cultivá-la em si mesmo - um convite do qual ele próprio se fez calorosa testemunha.

Image

Viver as Virtudes – à luz das Escrituras e do Concílio Vaticano II

Vivere le virtù alla luce della Scrittura e del Concilio Vaticano II, Edição original em língua italiana, Città Nuova Editrice, 2012

Este volume foi muito desejado pelo Cardeal Van Thuân quando, ao regressar à liberdade, pode utilizar os textos das Escrituras e dos documentos do Concílio Vaticano II, aos quais fazia referência, quando escrevia os seus pensamentos, mas que, durante o período em que se encontrava encarcerado, não podia, materialmente, consultar. O Cardeal Van Thuân deixa claro que aquilo que tem origem, antes de mais, nas Escrituras adquire autoridade; mais ainda, se imbuído na fé da Igreja da qual faz parte.

Image

Cartas Pastorais

Le Lettere Pastorali. Edição original em língua italiana, Libreria Editrice Vaticana, 2013.

Cartas pastorais que F. X. Nguyên Van Thuân, então Bispo da Diocese de Nha Trang escreveu, a cada ano, aos sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos da sua Diocese, para lhes comunicar as principais linhas do seu Ministério pastoral e encorajá-los a viver com fidelidade e criatividade a fé, confrontando-a com os problemas económicos, sociais e politicos de então; como a secularização, o comunismo, a maçonaria, o capitalismo. Realça os valores humanos e cristãos como a justiça, a paz, a reconciliação, a renovação interior, a caridade e exorta os fiéis a seguir Jesus com coragem e generosidade, olhando para o exemplo dos mártires e dos missionários. É evidente que, desde o início do seu ministério, F.X. Nguyên Van Thuân tinha uma clara visão da sociedade vietnamita em transformação e a convicção profunda do chamamento do Concílio à renovação espiritual, à missão e ao empenho concreto de construir uma sociedade humana digna, segundo o plano de Deus.

As cartas intitulam-se:

  • Vigiai e orai (1968)
  • Sede fortes na Fé, progredi na Paz (1969)
  • Justiça e Paz (1970)
  • A missão de Cristo é a nossa missão (1970)
  • Terceiro centenário (1971)
  • Ano Santo: Renovação e da Reconciliação (1973)
Image

Dez A para recordar na vida

Dieci A da ricordare nella vita, Edição original em língua italiana, Città Nuova Editrice, 2013.

Este subsídio foi preparado como novena pela intenção da Beatificação do Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân. Contém o texto integral «Dez A para recordar na vida». Pensou-se no proveito que se terá em preceder cada “A” por uma passagem da Sagrada Escritura, seguida de uma oração de invocação a Nossa Senhora. No final, o leitor poderá recitar a oração para a Beatificação do Cardeal.

Image

A alegria de viver a fé

A alegria de viver a fé. Publicado em língua portuguesa pela Fundação AIS, 2014.

O livro é composto por uma série de conversas recolhidas por alguns jovens vietnamitas que tiveram o privilégio de se encontrar com o Cardeal. São textos pronunciados em diversas ocasiões, com o objectivo de educar na fé os amados compatriotas de várias partes do mundo.

São reflexões de sabedoria de um pastor que sente a responsabilidade de formar os seus fiéis, para ajudá-los a viver numa Comunidade Cristã melhor.

Image

Compromisso de Esperança

VAN THUANCompromisso de Esperança, Escritos inéditos, Paulinas Editora, Portugal, 2020.

Este volume oferece a sacerdotes e leigos um aprofundamento da pessoa e da espiritualidade do Cardeal Nguyên Van Thuân: humilde e grande filho da Igreja que, com a sua luz e força, ensina que cristãos como ele não morrem porque são como Deus, mas permanecem em nós, como alegre e fraterna memória da fé em Jesus.

Copyright © Dicastero per il Servizio dello Sviluppo Umano Integrale 2022. All Rights Reserved.